Eventos


Eventos da Semana - Novembro de 2015

 

Lançamento de Livro - O Corpo das Hortênsias 

Programação III Encontro Catarinense de Escritores





 Sarau O Sebo Outubro

 

Lançamento da Mini Antologia da Associação das Letras 2

 

Semana de encontro com a literatura no Colégio Machado de Assis

 *******************************************************

ENCONTRO DE ESCRITORES E LANÇAMENTO DE LETRAS DA CONFRARIA 4

9 de novembro ·
Neste dia 9 de novembro, Joinville recebeu escritores de várias cidades para o I Encontro Catarinense de Escritores da Associação Confraria das Letras. Um dia para se viver a literatura bem de perto. O lançamento de "Letras da Confraria 4" fez parte do evento.




















 Um evento que merece destaque e atenção, uma vez que investe
na cultura e possibilita crescimento e aprendizado por parte dos
organizadores, participantes e convidados.
(* Adm. do Blog)
==============

Evento solene de posse onde os confrades David Gonçalves, 
Jura Arruda, Milton Maciel e Rita de Cássia Alves receberam títulos de 
Membros Honorários da ALASFS.









**********

Treze integrantes da Confraria foram ao Semeador 10, em São Bento. Muitíssimo obrigado, foi muito bom ter tanta gente da Confraria lá.  Havia por volta 1.000 pessoas na plateia (venderam 1.100 - ainda não tenho os números finais). Vejam algumas fotos, vale a pena!





























































**********


Povo dos Livros e das Bibliotecas! 

Pela primeira vez na história das Bibliotecas Públicas de Joinville, um projeto da Biblioteca Pública Pref. Rolf Colin é reconhecido como destaque cultural em Joinvlle!
A Confraria do Escritor faz da listagem dos Destaques Culturais do Ano de 2012 !
Agradecemos ao publicitário Pierre Porto pela iniciativa, dando expressiva visibilidade aos que compõem este cenário de magia e sensibilidade.
Parabéns à equipe das Bibliotecas Públicas e Viva a Confraria dos Escritores!
Abraços!
Alcione Pauli
Rita de Cássia Alves
Funcionárias da Biblioteca
Funcionária da Biblioteca Pública lança livro de poemas na Feira do Livro
Os fios traçados ao longo das páginas podem surpreender o leitor, mas têm uma missão: mostrar as teias e o tecer do texto da escritora e poetisa Rita de Cássia Alves, funcionária da Biblioteca Pública Municipal de Joinville, que lança sua quarta obra nesta sexta-feira (12), às 16 horas, na Feira do Livro de Joinville. O livro vem a público sete anos após o seu último, “Pelo Submersa”, datado de 2005.
Rita trabalhou o “Fios de Agora” com três temáticas distintas: a questão delicada das teias; o tecer da aranha como metáfora para o tecer do texto e o tempo compreendido por meio da psicanálise. Fruto de um amadurecimento marcado por novas experiências, a obra revela um período de estudos e de concentração por parte da autora. “Penso que o contato com os outros escritores foi um excelente laboratório ao longo destes anos”, conta.

As 58 páginas do livro são ilustradas com fios que se encontrarão ao longo do livro. “Cada tema é um laboratório, e a poesia ressalta todos os mistérios. As metáforas saem dos seus casulos e os versos vão tecendo o homem – esta seda dos dias”, resume. A poetisa é uma das idealizadoras e principais incentivadoras da Confraria do Escritor, projeto ligado à Biblioteca Municipal que propicia a troca de experiência entre artistas locais e estimula a publicação. Para Rita, é justamente essa troca relevante com outros escritores que marca a diferença entre a penúltima e a última obra. “Acredito que o escritor deve estar sempre se aperfeiçoando, buscando capacitação”, diz, antecipando que esse deve ser seu último livro de poesias. “Eu não vou deixar de ler poesias, mas agora estou escrevendo mini-contos e preparo um livro infanto-juvenil”.

Muralhas de Lã
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcos Laffin lança, no mesmo dia e horário, a obra “Muralhas de Lã”, que tem na sexualidade do homem e no gênero masculino multifacetado a sua principal temática. Laffin e Rita comemoram, juntos, 30 anos de poesia “Nos conhecemos na década de 80, em um movimento que começou pela rádio, no 'Show das 10 em tempo de poesia'”, lembra Rita.
As obras custam R$ 20. Além do lançamento, haverá a apresentação do violinista clássico Ananias Almeida. O encontro será realizado no Auditório Alcione Araújo.


***********

Biblioteca Pública tem mais de 55 mil títulos e serviços para todos os tipos de leitores
Espaço funciona nas férias como um ponto de encontro para quem busca lazer e conhecimento.

Ela segue firme em direção à mesa, localizada próxima à entrada do setor de literatura. Pega um, dois, três títulos na mão. Está “campeando”, como brinca, na tentativa de traduzir o hábito de procurar entre dezenas de livros espalhados pela mesa aquele cujas páginas não tenham sido percorridas por seus olhos de 76 anos de idade. Vicenta Altarra é uma das usuárias mais assíduas da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin e perdeu as contas do quanto já leu na vida. “Eu quero é ler. Tudo o que estiver impresso eu leio. Até bula de remédio”, comenta.Com as portas abertas para a comunidade, a Biblioteca Pública funciona durante o período de férias como um ponto de encontro para quem busca lazer e conhecimento. Pais acompanhados dos filhos, leitores em busca de distração, pesquisadores e curiosos. Nas democráticas portas do segundo andar do prédio da antiga Piazza Itália funciona um acervo com 55 mil títulos, entre literatura de ficção, técnica, periódicos, revistas, jornais e até gibis. 
 
“Além do setor de empréstimos, temos a sala de pesquisa, de literatura infanto-juvenil e a Joinlivre (acesso wireless liberado) para quem quer trazer seu próprio computador. Há muito para se fazer”, resume a responsável pelo setor de literatura Rita de Cássia Alves, que vive a biblioteca como ninguém. Além de funcionária, ela também integra o ranking dos joinvilenses que mais fizeram empréstimo de obras em 2011. Só no primeiro semestre, foram 74. Rita também exerce um papel fundamental na formação de leitores. Com uma boa conversa, é possível ouvir indicações de livros de acordo com o perfil do usuário ou com suas preferências literárias, que incluem um mix de escritores latino-americanos, brasileiros e joinvilenses. “Temos uma prateleira especial para os nossos escritores locais, que em janeiro ficará na sala de literatura, mas nos outros meses fica um pouco em cada setor da Biblioteca. São as nossas joias”, explica.
Mas também existem os leitores que preferem romper as barreiras geográficas. 


Denise Trapp Francisco, 18 anos, é uma delas. “Eu fico fuçando nas prateleiras até achar algo que eu goste”, conta ela, que tem preferência pela literatura estrangeira. “Geralmente eu pego três a cada vez que venho na biblioteca. Vou entregando e pegando novos. Gosto de ler no ônibus, que é quando tenho mais tempo”, diz. Já para Inês da Rosa Rodrigues, o bom mesmo é um bom romance investigativo. Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci” é um dos seus preferidos. “Eu venho sempre e pego livros novos. Gosto de ler durante a noite. Nunca vou para a cama sem um livro comigo”, conta. Livros raros, revistas e espaço especial para os pequenos Cada espaço da biblioteca tem um mascote cuidadosamente pensado para se adequar à proposta do local. Na sala de literatura, é a tartaruga. “Só tarda porque chega”, brinca Rita. Na de pesquisa, a coruja representa sabedoria. Na da Internet, a borboleta é o elo com a viagem, com os voos altos. Na área para jovens e crianças, a girafa dá as boas vindas ao mundo das histórias. Mas fora os simpáticos bichinhos que se apresentam aos usuários, os espaços possuem uma ampla relação de serviços gratuitos de interesse dos cidadãos.
 
No setor de livros raros, por exemplo, localizado junto à sala de Internet, títulos do século passado atraem a atenção com suas capas duras e folhas amareladas, pedindo um manuseio cuidadoso e delicado. “O Dicionário Histórico e Geográfico de Santa Catarina”, por José Boiteaux, saiu direto de 1916 para a estante de metal. São obras que não deixam biblioteca. Uma espécie de guardiões de um passado impresso em letras garrafais. Já no setor de literatura, além de todos os títulos disponíveis, entre best-sellers, clássicos e obras de leitura obrigatória para os vestibulares, há uma estante só com obras estrangeiras, na língua original. Livros em inglês, alemão e espanhol sem tradução. No mesmo setor, há um acervo da revista Bravo!, especializada em literatura e artes, disponível para locação. Pouco mais adiante, no setor infanto-juvenil, composto por cores, gibis e uma certa dose de mágica e encantamento, crianças e jovens, acompanhados ou não dos pais, podem escolher títulos de acordo com a idade. Tudo é pensado para que o leitor mergulhe no hábito cedo, a tempo de se tornar um frequentador assíduo. 

 
A área de pesquisa (a mais ampla da Biblioteca) possui um amplo acervo em materiais didáticos, dicionários e livros técnicos. Parte deles está disponível também para a locação. Outros só podem ser utilizados em consulta interna. Entre os mais solicitados está a obra “O Diário de Anne Frank”. Em uma das salas do setor também há acervo em braile e áudio-livros. Tudo para buscar a inclusão de pessoas com deficiência. 

 
Em busca do não lido

 
Ela seguiu firme em direção à mesa localizada próxima à entrada do setor de literatura. Pegou um, dois, três títulos na mão. “Campeou” por poucos minutos, em uma das áreas que ainda guardavam títulos não lidos por ela.  Acompanhada da filha, a professora Fernanda Cara Soares, fã de Agatha Christie, escolheu aqueles que iam ser seus companheiros nos próximos 20 dias. Vicenta Altarra, que lê de tudo, até bula de remédio, tem consciência de que a Biblioteca é um lugar com as portas abertas para todo e qualquer lugar do mundo. “Gosto de quase todos os brasileiros e latino-americanos. Gosto de tudo que ainda não li”, encerra, sem precisar explicar mais nada.
As dicas da Rita de Cássia para as férias
 
Os best-sellers podem até ser líderes da preferência no mercado editorial, mas na Biblioteca Pública de Joinville há outras obras que concorrem com eles. Fora o “50 Tons de Cinza”, que também é febre por lá, disputam a preferência do leitor estantes com Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Marquez, Isabel Allende, Jorge Amado, Machado de Assis, entre outros. A responsável pelo setor de literatura, Rita de Cássia Alves, faz uma cuidadosa seleção e deixa em exposição para aqueles que não têm tempo de procurar com mais rigor. “Gabriela Cravo e Canela” (Jorge Amado), “Leite Derramado” (Chico Buarque), “O Livro dos Abraços” (Eduardo Galeano) e coletâneas de contos e crônicas habitam a estante dos recomendados, situada exatamente ao lado daquela que é reservada aos autores locais. Escritora, professora e apaixonada por literatura, é ela quem faz uma lista de três sugestões especiais para as férias: 

 
1) A Casa dos Espíritos (Isabel Allende) - Romance de 1982. Conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. É no seu desfecho que se alcança o efeito trágico da obra cujo limite não é o esgotamento das narrativas, mas um golpe de Estado que metamorfoseia as narrativas em sangue nas sarjetas e as palavras em silêncio. 

 
2) A Riqueza do Mundo (Lya Luft) - Lançado em 2012. Em novo ensaio sobre a existência, Lya Luft fala daquilo que conquistamos ou que nos é concedido: os delírios da arte, as aventuras da ciência, os campos lavrados, os mares e os céus que sondamos. Mas fala também do que desperdiçamos ou matamos, da pobreza advinda do desinteresse, da dor nascida da traição, das crenças que se digladiam. 

3) Qualquer obra do acervo dos escritores joinvilenses - Há pelo menos dois espaços na sala de literatura reservado para escritores locais. Vasculhe entre obras de conto, crônica e poesia e encontre o seu preferido.
 
Informações: Editora Saraiva e Bertrand Brasil 
Para se cadastrar (normas de empréstimo)
Qualquer cidadão pode ter um cadastro na Biblioteca Municipal, basta se dirigir ao prédio com comprovante de residência, documentos pessoais (R.G ou CPF) e pagar uma taxa de anuidade do cartão de usuário (R$ 5 para menores de 16 e maiores de 60 e R$ 10 para os demais).

 
Onde fica

 
Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin
Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi
Rua Anita Garibaldi, 79, bairro Anita Garibaldi
Telefone (47) 3422-7000
Nas férias, funciona das 9h às 15h

 
Visite também a Biblioteca de Pirabeiraba

 
Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde – Pirabeiraba
Estação da Cidadania – Pirabeiraba
Rua Olavo Bilac, s/nº – Pirabeiraba/Centro
Telefone: (47) 3424-0372
Nas férias, funciona das 8h às 14h




***********************




*****************


******


*****************

FÓRUM LIVRO, LEITURA E LITERATURA
ENCONTRO FALA DE LEITORES

No dia 27 de outubro último, ocorreu na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, o Fórum PMLL- Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura. Este encontro teve como objetivos, apresentar a proposta tornando-a pública em blogs e sites, assim como propiciar um encontro para votação dessa proposta, com ajustes sugeridos pela comunidade.
A coordenadora Alcione Pauli iniciou o encontro, agradecendo a presença de todos: representantes da Confraria do Escritor, do grupo Fala de Leitor, Grupo Voo Livre, da Udesc e comunidade em geral.
O escritor David Gonçalves e Sueli Brandão, presidente e suplente do Fórum do Livro, Leitura e Literatura anunciaram a troca de cargo. Sendo Sueli Brandão, a presidente, e David, o suplente, devido a maior possibilidade de comparecimento desta aos encontros.
A professora-doutora Taiza Mara Rauen Moraes, da Univille também coordenadora do Proler, mediou a reunião apresentando dados da proposta para o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Literatura - PMLL, ressaltando que Campo Grande, Recife e Joinville são referências pela organização dessa iniciativa. Segundo ela: “Temos o plano nacional, precisamos de um plano estadual, por isso é importante ter plano municipal para que haja esta articulação. Assim, o município viabiliza sua participação em editais e os escritores locais poderão circular nessa instância.” No ensejo, convidou um representante desta Confraria, para participar do comitê Proler/Joinville. Destacou que as conferências ocorreram em 2007, 2009 e 2011, sendo deliberada a Lei nº 7258/2012, com ações discutidas e aprovadas por meio dessas três edições.
Proposta:
- Princípios Norteadores: PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura
1- Lugar livro no imaginário coletivo.
2- Formação leitora na família.
3- Escolas comprometidas com a leitura/cultura.
4- Espaços, bibliotecas públicas e comunitárias, livrarias.
5- Preço de livro acessível ao leitor.
Segundo a proposta nacional, em 11 de junho de 2010, foi promulgado o Sistema Municipal de Cultura de Joinville, Lei nº 6.705, objetivando integrar aos órgãos, programações culturais do governo municipal de gestão cultural, com a participação da sociedade. (www.joinville cultural.sc.gov.br)
A criação do Ssistema Municipal de Cultura de Joinville viabilizou a implantação do programa Cidade dos Livros, que propõe um pacto entre Conselho de Políticas Culturais, Fundação Cultural, Secretaria de Educação, Confraria do Escritor, Comitê Proler/Joinville, Minc, Prolij, SESC e Universidades. Frisou que o índice de leitura do município de Joinville supera o do índice nacional, uma vez que há projetos de leitura contínuos nas escolas.
Foram apresentados também os princípios norteadores: políticas sociais, cidadania, diversidade cultural, construções de sentidos, o verbal e não verbal, tecnologias e informação, biblioteca como dínamo cultural, literatura, necessidades especiais, meios educativos, autores locais e mercado, cadeia produtiva, avaliação contínua.
E os 4 eixos que discutem a democratização do acesso ao livro, a implantação das bibliotecas em rede, novos pontos de leitura e distribuição de livros gratuitos, projetos de leitura, sistemas de informações, prêmios, valorização da leitura, e comunicação, ações para criar a consciência, fomento as práticas de leitura no estado, publicações impressas e em mídias, fomento de comercialização dos livros, presença de escritores na produção literária.
Segundo a professora Taiza há em média 40 ações de leitura e literatura pelo município sendo desenvolvidos para que o desejo de ter o livro seja manifestado.
Com isso sugeriu-se colocar na proposta:
- O livro livre.
- Ter espaços para livros (biblioteca) em hotéis, mercados.
- Participar em editais para adquirir livros locais.
- Todas as livrarias destinar espaço para escritor local.
- Espaços de comercialização em livrarias, catálogos, na Feira do livro dos escritores locais.
- Oficina de escrita.
- Criar a função de cargo de mediadores de leitura.
- Criar editais para participar da propagação da cultura (escritores locais).
- Criar a modalidade de livro, leitura e literatura.
- Sebo e revistaria – incluir o termo junto a livraria.

Observação: Sugestões para o PMLL, postar no e-mail: proler@univille.br

Após a apresentação e sugestões para o PMLL, foram apresentados ao grupo Fala de Leitor, os escritores presentes: Carlos Adauto, Sandro J. Erzinger, Maria Rosa de Miranda Coutinho, David Gonçalves, Rita de Cássia Alves e Wilson Gelbcke.
Na oportunidade, foi distribuído o livro da escritora e historiadora, Jeisa Rec, intitulado “Memórias sobre namoros em Joinville na década de 1950” , assim como alguns livros do projeto Soltos na Cidade.

  • Próxima reunião: 10 de novembro, às 10 horas, da Associação Confraria das Letras.
11horas, Assembleia do Livro, da Leitura e Literatura.

  • Lançamento de Livro: Os Estranhos, de Jaqueline de Mello, às 10 horas.


Alcione Pauli
Coordenadora de Bibliotecas

Eliana de A. de Quadra Corrêa
Setor de Literatura Infantojuvenil

*********************

CONVITE


Amigo(a) Leitor(a),


Você quer participar de um grupo de leitura?

Socializar com os demais o que está lendo e trocar experiências ledoras?

Venha somar com a gente e conferir o acervo de livros nesta Biblioteca.

Vale a pena estar entre os que têm afinidade pelo conhecimento e pela cultura!

Estaremos juntos na data abaixo, conferindo as propostas e dando sugestões afins, no Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura.

Contamos com a sua presença!


Alcione Pauli
Coordenadora de Bibliotecas

Rita de Cássia Alves
Atendente do Setor de Literatura

David Gonçalves e Sueli Brandão
Representantes do Setor do Livro e da Leitura no Conselho Municipal de Políticas Culturais

Data: 27/10/2012
Horário: 9 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi), localizada na Rua Anita Garibaldi, 79.

Mais informações: biblioteca@joinville.sc.gov.br - (47)3422-7000
 
*************

Evento da tarde de autógrafos e papo com o casal que viajou ao redor do mundo por terra e autor do livro "Mundo por Terra" - terça-feira, dia 16, na Livraria Midas.
17h30 até 19h - tarde de autógrafos e venda do livro;
19h15 - papo com o casal.

***********

***-***

Repassando convite da querida Denise Aidar, divulgo a realização do Sarau lítero-musical no próximo dia 25/09 (terça-feira), às 20h, na Pizzaria Baggio (Rua Otto Boehm, 376, América). Participação da própria Denise e mais Lilian Tomazelli e Raimundo Bernardes.



****************************
CONVITE

Amigo(a) Leitor(a),


A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin deseja se aproximar mais de seus leitores.

Queremos um momento regado de falas, ideias e sugestões literárias.

Nasce, agora, um projeto que se realizará com vários braços entrelaçados, num abraço entre letras e aprendizado.

Gostaríamos de sua presença para criarmos uma vivência ledora e fraterna.

Quem lê expande horizontes .

Um livro aberto é sinônimo de mesa posta.

Não quero garfo nem prato, eu só quero é ter fome”, assim dizia Clarice Lispector.

Que este alimento nos fortaleça!

Junte-se a nós e nos dê o prazer de sua companhia!


Alcione Pauli
Coordenadora de Bibliotecas

Rita de Cássia Alves
Atendente do Setor de Literatura
Data: 22/9/2012
Horário: 10 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi), localizada na Rua Anita Garibaldi, 79.

Mais informações: biblioteca@joinville.sc.gov.br - (47)3422-7000

***************************



P R O G R A M E - S E

PARTILHA CULTURAL DE PRIMAVERA

Venha e traga sua música, seu teatro, sua dança, sua poesia, e.... principalmente, você para compartilhar conosco.
É neste sábado, a partir das 19 hs, na CASA IRIRIÚ - Rua Xaxim, (ao lado do nº. 195) esquina com Rua Santo Amaro da Imperatriz - Iririú - Joinville        Traga também (não obrigatório) um prato de doce ou salgado, um refrigerante ou suco para compartilharmos da nossa já tradicional PARTILHA GASTRONÔMICA.


********************

ENCONTRO VOO LIVRE

No dia 13 de setembro de 2012 ocorreu o encontro com o grupo Voo Livre, na UDESC. Com clima casamental, Eliana vestida de noiva, Marinaldo vestido de noivo e Rita de dama de honra adentraram a sala do grupo Voo Livre ao som da marcha nupcial. Sorrisos esboçaram e palmas aos noivos recém-casados.
Assim iniciou-se mais um encontro com o intuito de rememorar fases da vida, sendo este, “o dia do casamento”.
Eliana deu sequência à atividade contando suas memórias sobre as núpcias de seu casamento e de como sua coroa acabou quebrando-se por causa do irmão curioso. Curiosidades como o quebra-caco, ritual de boa sorte aos noivos, registrado no livro “A comunidade conta sua história percorrendo o caminho da ilha” de Nelson Holz. Conforme os relatos este casamento de cultura alemã, ocorria na comunidade rural joinvilense da Estrada da Ilha, o qual os casamentos aconteciam com a ajuda da comunidade e duravam três dias de festejos com muita comida, música, danças e brincadeiras.
Rita declamou um poema de amor e enlace. E remeteu a ideia que escrever suas memórias precisa ser com prazer, com amor e sentimentos.
Marinaldo apresentou no datashow mais algumas escritas de memória do grupo, como os poemas e a delicadeza das palavras, a infância aos dez anos e a relação com a escola e os colegas e por fim o período da juventude com as memórias dos bailes, o primeiro beijo, a descoberta do amor. E para aflorar palavras em papéis, Marinaldo leu sua releitura da história da dona Baratinha, o qual aparece o irmão de um autor de cinema, estilo par perfeito para a dona Baratinha, que desconfiada resolveu não aceitá-lo como marido.
Enfim, hora de escrever memórias do casamento. Entre lembranças de véu de cinco metros, festa na casa do noivo e decorações com folhas de palmito e rosas, muitas histórias, risos e lágrimas envolveram este momento de produção memorial.







************
C O N V I T E

 A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS e RECITAL DA CONFRARIA DO ESCRITOR, com alunos da E.M. CAIC Francisco José de Oliveira e Escritores Joinvilenses.

Data: 15 de Setembro de 2012 - Sábado
Horário: 10 horas.
Local: Setor infantojuvenil da Biblioteca Pública.
Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.

Entrada Franca

Mais informações: 3422-7000
biblioteca@joinville.sc.gov.br



******************

Curso de Gnosis



 A AGEACAC Joinville convida você para mais um Curso de Gnosis que terá início na Bibliotéca Pública de Joinville, no dia 22 de setembro de 2012 as 09:00 horas.



 Endereço: Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviço Anita Garibaldi.



Autêntico curso de Autoconhecimento, entrega ao participante as bases e práticas necessárias para desenvolver suas infinitas possibilidades humanas  e despertar sua consciência.



 *Como funciona?*

 Com duração de aproximadamente 4 meses de conferências, sendo em geral duas

 por semana, o curso traz através de 23 temas as bases desse conhecimento

 milenar, sendo gratuito e aberto a todas as pessoas sem distinção.


 *Como participar?*



 Basta comparecer no dia e horário indicado para a conferência.




*************************************

C O N V I T E

A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para
O ENCONTRO DOS ENCANTADORES DE HISTÓRIAS.

Data: 13 de Setembro de 2012.
Horário: 19h30min.
Local: Biblioteca Pública Pref. Rolf Colin
Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.

Mais informações: 3422-7000 biblioteca@joinville.sc.gov.br



*******************************
VOO LIVRE
No dia 30 de agosto de 2012, deu-se continuidade ao trabalho realizado com o grupo Voo Livre (UDESC) de sensibilização à produção de textual de suas Memórias com a mediação de Eliana Ap. de Quadra Corrêa, Marinaldo de Silva e Silva e Rita de Cássia Alves.
Durante o encontro foi proposta ao grupo leituras memoriais para instigar a vontade de escrever memórias. Eliana iniciou apresentando sobre o tempo dos bailes na juventude com os livros: “Memórias sobre namoros em Joinville na década de 1950” da historiadora Jeisa Rech. E sobre: “não dar Balaio”nos bailes de “Pequenas histórias de São Bento” organizado por Donald Malschitzky. Lembrou-se também da juventude do tempo que dançar três modas era considerado início de namoro.
Em seguida, Rita de Cássia leu o microconto escrito por ela denominado de “Rito de Passagem” e a crônica “A lembrança vem me buscar” escrita por Joel Gehlen e assim lembrou a todos como suas escritas estão delicadas e envolventes.
Marinaldo apresentou a música “O baile da vida” de Ray Canniff e ao som de músicas leu os poemas dos senhores e senhoras, integrantes do grupo Voo Livre, preparado em apresentação ao datashow com olhares poéticos e imagens instigantes. Assim, Marinaldo falou da proposta de formar um livro artesanal intitulado: Poemas, memórias, histórias e declarações de amor à vida.
Após leituras, conversas e reflexões, individualmente escreveu-se memórias da juventude.
E para finalizar o encontro, leu-se a lenda “Moço bonito do baile”, relatado por Seu Luiz, para a dissertação de mestrado: Joinville: idas e vindas, mitos e memórias de Eliana Ap. de Quadra Corrêa.    


**************




Convite
Caro(a) Escritor(a),

A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a Coordenadora de Bibliotecas, Alcione Pauli convidam para reunião da Confraria do Escritor. Uma iniciativa que faz parte do Programa Joinville Cidade dos Livros, para que haja um momento de encontro entre os escritores de Joinville. O objetivo é de fortalecer o meio literário e cultural, com o intercâmbio de ideias.

Itens de Pauta: 1) Jornal Notícias do Dia/Caderno Plural – Presenças de Rodrigo Schwarz,
Editor do caderno Plural e Albertina Camilo, Editora-Chefe do jornal.

2) Encaminhamento de textos à Comissão da Confraria.

Data: 18/8/2012
Horário: 10 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi), localizada na Rua Anita Garibaldi, 79.

Mais informações: biblioteca@joinville.sc.gov.br - (47)3422-7000



***************************************************


C O N V I T E


A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS em homenagem ao dia dos Pais, com as contadores de histórias Carol Spieker, Graziela Souza e Mara Zanoni.

Data: 11 de agosto de 2012 - Sábado
Horário: 10 horas.
Local: Setor infantojuvenil da Biblioteca Pública.
Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.

 Mais informações: 3422-7000 - biblioteca@joinville.sc.gov.br


*******************************

*Alcides Buss lança livro em Joinville*

> Alcides Buss, um dos sócios-fundadores da Associação Confraria das Letras,
> lançará no próximo dia 07 de agosto (terça-feira), a partir das 17 horas,
> seu novo livro, "Janela Para o Mar". O lançamento será no Armazém Cultural
> Midas, na Rua Dr. João Colin, 475 e o livro será vendido a R$ 20,00 (preço
> de lançamento). A Confraria do Escritor estará presente no evento, prestigiando 
> um de seus confrades e celebrando o espaço cedido pela livraria para exposição dos
> escritores joinvilenses, logo à entrada da loja. É uma ótima oportunidade
> de conhecer o trabalho de Alcides Buss, bem como as dezenas de obras
> lançadas no decorrer dos anos por autores locais.
> Sobre o livro, Alcides Buss comenta: "Quando fui conhecer o mar, lá pelos
> meus dezoito anos, ainda morando em Joinville, fiquei tão impressionado que
> disse a mim mesmo: nossa, o mar é tão grande que não cabe nas palavras!
> Agora, há tanto tempo na Ilha de Santa Catarina, fiz do mar praticamente um
> canto de vida. Resultou num livro que desejo, de coração, compartilhar".
_._._

CONVITE LANÇAMENTO

> A Secretária da Educação Vanessa da Rosa,
>e a coordenadora de bibliotecas, Alcione Pauli
> convidam para o Lançamento do livro “Brisa e
> Vendaval”, de Ernane Martins.

> Data: 09 de Agosto de 2012.
> Horário: 19h30min.
> Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin,
> Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi, Rua Anita Garibaldi, 79.
> ENTRADA FRANCA
> Informações: 3422-7000http://bibliotecapublicajlle.blogspot.com.br/


************************************************************************************************************
Propriedade Intelectual como Instrumento de Fomento à Inovação
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link.
 
CONVITE
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS, Paulo Bornhausen, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC, Sergio Gargioni, e o Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa, convidam para o 1 Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual como Instrumento de Fomento à Inovação.
1 de agosto de 2012. Hora: 13:30h as 17:30h no Auditório da UDESC de Joinville. Inscrição em www.udesc.br/?id=1124
FAPESCUDESCSecretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

__________________________

Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura!


 POLÍTICA CULTURAL

Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura já tem mais de 300  inscritos. Já são mais de 300 inscritos para participar  do processo eleitoral do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e  Literatura, do  Conselho Nacional de Política Cultural, do Ministério da Cultura. Até o momento, o colegiado tem a segunda maior mobilização, com 261 eleitores cadastrados e 50 candidatos a delegado inscritos. O Conselho é responsável por acompanhar a execução do Plano Nacional de Cultura (PNC) e orientar os investimentos do Fundo Nacional de Cultura, enquanto que o Colegiado discute as políticas públicas setoriais. As inscrições vão até 8/8 e os interessados podem acessar na internet o formulário através do link http://www.cultura.gov.br/setoriais/.



*************


25/07/2012

HOJE É O DIA DO ESCRITOR

> Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

> Hoje é o Dia do Escritor, esse ser solitário que faz com que as pessoas
> vejam o mundo através de seus olhos. Que ele dá a oportunidade para que
> recriemos o mundo através do seu ângulo de visão, é verdade. Mas que o
> escritor é solitário, talvez nem tanto. Escrever é, realmente, um trabalho
> solitário, pois a nossa obra tem de ser construída por nós, sem a
> interferência de ninguém. Senão, a obra não será nossa, será parceria com
> alguém. Mas a literatura nos dá oportunidade de conhecer almas afins,
> aquelas que também escrevem, aquelas que leem o que escrevemos, que gostam
> de ler, que tem o bom hábito de ler.

> Então não acho que sejamos tão solitários, pois nossos pares são muitos e
> os leitores também, embora desejássemos que fossem em muito maior número.
> Conhecemos outros escritores em lançamentos, reuniões, encontros e nossos
> leitores através de contatos por redes de relacionamento, correio
> eletrônico, telefone. Ao comprar um livro ou ler uma crônica em um jornal,
> um poema em uma revista ou na internet, nossos leitores chegam até a
> gente, o que acontecia muito menos antes do advento da grande rede.

> Por isso, pela aproximação do escritor com o leitor, que é mais fácil nos
> tempos atuais, com todas as tecnologias disponíveis, podemos comemorar o
> nosso dia. Já pela valorização da obra, pela remuneração do trabalho, a
> coisa é mais complicada. O escritor iniciante - e o não iniciante também -
> que consegue uma editora para publicar o seu livro, o que não é muito
> comum, recebe parcos dez por cento pelo seu livro, depois de pronto. Isso
> mesmo, dez por cento. E se não for um autor popular, já consagrado, ainda
> recebe os dez por cento em livros. Todos ganham mais com o livro publicado
> que vende bem. Já o autor... É claro que há o autor de best-sellers, que
> vive de escrever, mas esse vende muito e não ganha só os dez por cento.

> Se o escritor bancar o custo da publicação do seu livro, ele mesmo terá de
> colocá-lo debaixo do braço e sair para vender, de porta em porta. Não
> haverá uma distribuição eficiente, para que o livro conste das livrarias,
> para que tenha uma divulgação abrangente e o leitor tenha a curiosidade
> despertada para a obra que veio a lume. Então a edição do autor é bastante
> sofrida, pois o autor paga a edição do seu livro e ainda tem que vendê-lo,
> ele próprio, para conseguir ter de volta um pouco do que gastou.

> Mas escrever é um dom. Então vale a pena dar asas à imaginação, recriar o
> mundo com a nossa fantasia e criatividade, com emoção e sensibilidade,
> para que outras pessoas, os leitores, possam vê-lo, recriá-lo através de
> nossos olhos. Se somos escritores de fato - ou não - é o leitor quem vai
> dizer.

> Meus parabéns a todos os meus amigos escritores, heróis da palavra. Hoje é
> seu dia. Hoje é o nosso dia.



> Leia o blog Crônica do Dia, em
>Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

> Visite o Portal PROSA, POESIA & CIA.
> do Grupo Literário A ILHA, em
Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
> Lá está a revista Suplemento Literário A ILHA,
> edição 121 de Junho/2012, com muita prosa e poesia e muita informação
> literária e cultural.
> E a revista eletrônica Literarte, com mais contos, poemas e crônicas e
> muito mais informação.
> Além de dezenas de seções como Grandes Mestres da Poesia, Autores de SC,
> Literatura Infantil, antologias
> como Todos os Poetas, O Tema do Poema,
> Feira de Contos, Crônica da Semana, etc.
> Vem aí o número 6 da revista Mirandum, da Confraria de Quintana.
>

> Sobre o autor: Luiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA
> em SC, com 32 anos de atividades e editor das Edições A ILHA, que publicam
> as revistas Suplemento LIterário A ILHA e Mirandum (Confraria de
> Quintana), além de mais de 50 livros.
> Foi eleito a Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de
> Letras e Artes e ocupa a cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras.
> Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 27 livros de
> crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador
> de revistas e jornais no Brasil e exterior - tem trabalhos publicados na
> Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina,
> Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras
> traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -,
> além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet,
> como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras,
> etc.


25/07/2012

> Nova turma para iniciantes em LIBRAS:

> Para você que, por curiosidade, necessidade ou desejo de se comunicar
> com mais eficácia com a pessoa surda, tenciona fazer curso de LIBRAS para
> iniciantes, nível intermediário ou avançado, atente para as seguintes
> informações:

> Nível I (iniciantes):

> Dia e horário: Todas as quintas-feiras das 19:00h às 21:15h;
> Professora: Juliana Cipriano;
> Data de início: 02/08/2012
> Data de término: 06/12/2012
> Carga horária: 60 horas aula;
> Investimento: 5 parcelas de 50 reais ou parcela única de 200 reais.
> Neste valor já está incluso todo material do curso.
> Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no
> ato da matrícula.
> Idade mínima: 15 anos completos.
> Escolaridade: Alfabetizado.
> Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos
> telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail:
scb@culturalbraille.org.br
> Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte.
> Vagas limitadas.

> Nível II (intermediário):

> Dia e horário: Todas as terças-feiras das 19:00h às 21:15h;
> Professora: Juliana Cipriano;
> Data de início: 31/07/2012
> Data de término: 04/12/2012
> Carga horária: 60 horas aula;
> Investimento: 5 parcelas de 50 reais ou parcela única de 200 reais.
> Neste valor já está incluso todo material do curso.
> Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no
> ato da matrícula.
> Idade mínima: 15 anos completos.
> Escolaridade: Alfabetizado.
> Possuir o nível I.
> Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos
> telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail:
scb@culturalbraille.org.br
> Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte.
> Vagas limitadas.

> Nível III (avançado):

> Dia e horário: Todas as quartas-feiras das 19:00h às 21:15h;
> Professora: Juliana Cipriano;
> Intérprete: Núbia;
> Data de início: 01/08/2012
> Data de término: 05/12/2012
> Carga horária: 60 horas aula;
> Investimento: 5 parcelas de 80 reais ou parcela única de 320 reais.
> Neste valor já está incluso todo material do curso.
> Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no
> ato da matrícula.
> Escolaridade: Alfabetizado.
> Possuir o nível II
> Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos
> telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail:
scb@culturalbraille.org.br
> Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte.
> Vagas limitadas.


___________________________________________________________________


Divulgação do Blog "Histórias para contar - Prestigiem!





OI PESSOAL

APÓS UM LONGO PERÍODO DE ESTUDOS E PESQUISA, FIQUEI AFASTADA DO MEU BLOG. 

AGORA RETORNEI A BLOGAR.

QUEM PUDER DÊ UMA OLHADINHA NAS NOVIDADES, DEIXEM UM RECADINHO...
BEIJOS E MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR...

ELIANA - BIBLIOTECA PÚBLICA

*******************************************************************************************************************************
C O N V I T E
A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, com os contadores de histórias Carlos Eduardo Prado e Eliana Aparecida de Quadra Corrêa.
Data: 07 de junho de 2012 - Sábado
Horário: 10 horas.
Local: Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública.
Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.
Mais informações: 3422-7000 - biblioteca@joinville.sc.gov.br
***********************************************
O melhor e mais barato curso de LIBRAS:
Para você que, por curiosidade, necessidade ou desejo de se comunicar com mais eficácia com a pessoa surda, tenciona fazer curso de LIBRAS para iniciantes, nível intermediário ou avançado, atente para as seguintes informações:
Nível I (iniciantes):
Dia e horário: Todas as segundas-feiras das 19:00h às 21:15h;
Professora: Juliana Cipriano;
Data de início: 30/07/2012
Data de término: 03/12/2012
Carga horária: 60 horas aula;
Investimento: 5 parcelas de 50 reais ou parcela única de 200 reais.
Neste valor já está incluso todo material do curso.
Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no ato da matrícula.
Idade mínima: 15 anos completos.
Escolaridade: Alfabetizado.
Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail: scb@culturalbraille.org.br Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte. Vagas limitadas.
Nível II (intermediário):
Dia e horário: Todas as terças-feiras das 19:00h às 21:15h;
Professora: Juliana Cipriano;
Data de início: 31/07/2012
Data de término: 04/12/2012
Carga horária: 60 horas aula;
Investimento: 5 parcelas de 50 reais ou parcela única de 200 reais.
Neste valor já está incluso todo material do curso.
Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no ato da matrícula.
Idade mínima: 15 anos completos.
Escolaridade: Alfabetizado.
Possuir o nível I.
Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos
telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail:
scb@culturalbraille.org.br
Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte.
Vagas limitadas.
Nível III (avançado):
Dia e horário: Todas as quartas-feiras das 19:00h às 21:15h;
Professora: Juliana Cipriano;
Intérprete: Núbia;
Data de início: 01/08/2012
Data de término: 05/12/2012
Carga horária: 60 horas aula;
Investimento: 5 parcelas de 80 reais ou parcela única de 320 reais. Neste valor já está incluso todo material do curso. Obs.: A 1ª parcela ou quitação do curso com desconto deve ser paga no ato da matrícula.
Escolaridade: Alfabetizado.
Possuir o nível II
Mais informações sobre local da matrícula e das aulas pelos
telefones 3422-5054 ou 9945-4969 ou pelo e-mail:
cb@culturalbraille.org.br
Obs.: Este curso é destinado ao público ouvinte.
Vagas limitadas.
************************************************
Convite

A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para a MANHÃ CULTURAL NA PRAÇA DA BIBLIOTECA PÚBLICA CENTRAL. Na programação: Biblioteca Móvel com Contação de História, Confraria do Escritor com Varal Literário e Leituras Poéticas, projeto Soltos na Cidade, Apresentações Musicais do Duo Claudenor Fávero e Raimundo Bernardes.

Evento:Manhã Cultural na Praça da Biblioteca Pública Central
Data: 06 de Julho de 2012 – Quarta-feiraHorário: 9h às 11hLocal: Praça Lauro Müller, Centro, Joinville
Mais informações: 3422-7000


********************************************************************
SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA DE JUNHO/2012 NO AR


O Grupo Literário A ILHA e as Edições A ILHA acabam de colocar no ar, no
seu portal PROSA, POESIA & CIA., em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
a nova edição da sua revista, o Suplemento Literário A ILHA.
A edição 121, de jUNHO de 2012, traz assuntos como "A Feira do Livro de
Florianópolis", "Biblioteca Pública de SC: 158 anos", "LITERANOITE e Noite
da Poesia em São José", "Prêmio Literário para Júlio de Queiroz", "Lançada
a antologia Varal do Brasil II", "Grupo A ILHA completa 32 anos de
literatura" e muito mais crônicas, contos e poemas e mais informação
literária e cultural. (No portao Prosa, Poesia & Cia., na página da
revista, há a versão impressa da mesma, em pdf).
No portal, ainda, a revista eletrônica Literarte, com muito mais prosa e
poesia e informação literária e cultural, além de diversas seções, como as
antologias "todos os Poetas", "O tema do Poema", "Feira de Contos" e
outras.
Visite o Portal PROSA, POESIA & CIA.
do Grupo Literário A ILHA, em
http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
Lá está a revista Suplemento Literário A ILHA,
edição 120 de Março/2012, com muita prosa e poesia e muita informação
literária e cultural. E a revista eletrônica Literarte, com mais poemas e
crônicas e muito mais informação. Além de dezenas de
seções como Grandes Mestres da Poesia, Autores de SC,
Literatura Infantil, antologias como Todos os Poetas, O Tema do Poema,
Feira de Contos, Crônica da Semana, etc. Saiu o número 5 da
revista Mirandum, da Confraria de Quintana.
Leia o blog Crônica do Dia, em
http://luizcarlosamorim.blogspot.com



_________________________________________________________________________


Agenda Cultural de 19 à 24/6/2012 

Sonora Brasil, Báu de Histórias e Cia. de Teatro da Univille na programação cultural da semana no SESC Joinville
Um homem que grita - Mahamat-Saleh Haroun (cinema)
Data: 19/6/2012 – Ter.

Adam (Youssouf Djaoro) tem 60 anos de idade, é ex-campeão de natação, e há
30 anos trabalha com guardião de piscina de um hotel de luxo situado no
Chade, na África. Contudo, investidores compram o estabelecimento e ele se
vê obrigado a ceder sua vaga para seu filho Abdel (Diouc Koma), situação
que o incomoda bastante por ver nela um declínio social. Além de estar
diante deste conflito pessoal, seu país passa por uma guerra civil, com
rebeldes ameaçando o governo. Neste contexto, Adam precisa ajudar o
governo com dinheiro ou enviando seu filho para que lute pelo país. Assim,
o líder do bairro pede que Adam dê sua contribuição, mas ele não tem
dinheiro, só tem o filho.
 
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 19h30
Classificação etária: 12 anos
Entrada franca

Lemon Tree - Eran Riklis (cinema)
Data: 20/6/2012 – Qua.
 
Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada
quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se
muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que
os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso
precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para
tentar salvar a plantação.
Local: SESC Joinville
Horário: 19h30
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

Sonora Brasil | Sagrados Mistérios: vozes do Brasil - Banda de Congo
Panela de Barro (ES)*
Data: 21/6/2012 – Qui.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do
Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral nesse
estado, estando relacionadas às festividades religiosas de devoção a São
Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa
Senhora da Penha. Os registros mais antigos de sua existência, de meados
do século XIX, são atribuídos ao Padre Antônio Siqueira (1832 – 1897),
que, em seus escritos, se referia às “bandas dos índios”.
A cerimônia profano-religiosa pode apresentar características próprias em
cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral
capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que
tinha uma imagem de São Benedito. Reza a lenda que, a partir de então, as
comunidades de negros do litoral do estado passaram a “fincar o mastro”
todos os anos em agradecimento ao milagre.

Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
*Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo.
 
Baú de Histórias | Louça Cinderella - Cia. Gente Falante -Teatro de
Bonecos (Porto Alegre/RS)*
Data: 22/6/2012 – Sex.
 
Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e também Charles Perraut, escrita no
século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia
Gente Falante convertida em teatro narrativo de objetos conta a história
de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico,
porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos
disponíveis a e esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do
inverno.
 
Local: SESC Joinville
Horários: 14h e 16h
Classificação etária: 10 anos
Entrada Franca
 
*Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo.
 
O Doente Imaginário - Cia. de Teatro da Univille (Joinville/SC)*
Datas: 23 e 24/6/2012 – Sáb. e Dom.

A Companhia de Teatro da Univille apresenta a peça O Doente Imaginário, de
Molière, última obra escrita pelo dramaturgo francês, em 1673 e
considerada uma de suas obras primas. A comédia de Molière mostra a
história de um hipocondríaco e é uma crítica à relação médico-paciente. É
a segunda montagem de uma obra de Molière feita pela Cia de Teatro. A
primeira foi Escola de Mulheres, que estreou em 1999.

Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
 
*Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo.
SESC Joinville
0800 645 54 54
 cajcentral@sesc-sc.com.br
 www.sesc-sc.com.br

*************************************************************************
Caro(a) Escritor(a),
 
A Secretária de Educação, Vanessa da Rosa e a Coordenadora de Bibliotecas, Alcione Pauli convidam para reunião da Confraria do Escritor.
 
Uma iniciativa que faz parte do Programa Joinville Cidade dos Livros, para que haja um momento de encontro entre os escritores de Joinville. 
O objetivo é de fortalecer o meio literário e cultural, com o intercâmbio de ideias.
  
Itens de Pauta:  1) Ida a Jaraguá do Sul ( Feira do Livro ).
                              2) Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura.
                              3) Apresentação do Projeto Rascunhos da Cidade, de Jura Arruda.
                              4) Gestão Cultural - Carolina
  
 Data: 23/6/2012
Horário: 10 horas 
Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi), localizada na Rua Anita Garibaldi, 79.
 
Mais informações: biblioteca@joinville.sc.gov.br - (47)3422-7000


**********************************************************************

GARRAFA DA LEITURA COM O GRUPO VÔO LIVRE

No dia 21 de junho de 2010 a Garrafa da leitura esteve com o grupo Vôo Livre na UDESC. O escritor convidado para participar desta ação foi Hilton Görresen apresentando o seu livro: “O que aprendi sobre redação e posso lhe ensinar”. No primeiro momento, a coordenadora do setor infantojuvenil, Eliana Aparecida de Quadra Corrêa contou a história “Um grande sonho” de Felipe Ugalde para dar início ao encontro. 

Em seguida, o escritor Hilton Görresen, mostrou algumas sugestões que seu livro revela sobre o processo de produção textual, que podem auxiliar na escrita de bons textos narrativos, argumentativos e correspondências.
O escritor presenteou a todos os participantes do grupo Voo Livre, com o seu livro, sendo este encontro uma ação da Garrafa da leitura, fomentando a leitura entre os participantes.

Boa leitura a todos do Vôo Livre!



*********************************************************************************************************************************

*****************************************************************

Olá, amigos.

"Estou escritor" (como costuma dizer nossa confrada Rita) e esse é um de nossos elos. No meu caso, o livro infantil "Fritz, Um Sapo Nas Terras do Príncipe" e as crônicas publicadas no Notícias do Dia, os elementos dessa ligação.

Convido-os agora a conhecer também meu trabalho como dramaturgo. A peça "Uma Festa Para Eulália", escrita em 2006 e há 5 anos em cartaz terá novas duas apresentações neste fim de semana, no Galpão da Ajote da Cidadela Cultural. Será um prazer vê-los por lá.

Dias 25 e 26, 20h, ingresso a R$20, R$10 (meia) e R$5 (antecipado)
Locais de Venda: Ipreville (praça Nereu Ramos, Bistrô Antoine (rua Fernando Machado) e Atlanta (rua Visconde de Taunay)

Anexo cartaz e aqui (http://juraarruda.tumblr.com) mais informações sobre essa minha filhota querida.

Beijabraços,

*Jura Arruda*

*(47) 8406-6260*

************************************

*MEU NOME É HERBERT*
*DIA 29 DE MAIO - terça-feira – 20h*
AMORABI – Rua dos Esportistas, 510 Itinga

*ENTRADA FRANCA*

A peça Meu nome é Herbert, texto de Robert Anderson, é o novo trabalho do Teatro Novo Tempo com a direção de Helio Muniz. Meu nome é Herbert, adaptado por Helio Muniz, é uma esquete sobre duas pessoas idosas [Sr.Herbert e a Sra Muriel], casados há pouco tempo, a conversar sentadas em uma varanda num par de cadeiras de balanço. Apenas a conversar — e elas não têm idéia do quanto são engraçados. Nesta conversa, misturam a memória dos acontecimentos de sua vida e os nomes de pessoas do passado, até chegar a um ponto em que já não sabem mais quem são eles próprios.

Cada um teve dois ou mais casamentos anteriores e talvez, algumas aventuras, mas têm lembranças nebulosas quanto aos pormenores. É uma comédia, onde os personagens pensam que sabem quem são, mas na verdade, não tem a menor idéia de quem é o outro. Nesse texto, o autor, Robert Anderson,cria um jogo de gato e rato e quando os espectadores acham que entenderam o que está acontecendo os personagens mudam completamente o jogo. Verdade ou mentira? Esquecimento ou simulacro?

*Ficha técnica*
*texto:* Meu nome é Herbert *autor:* Robert Anderson *elenco:* Edgard
Schatzmann e Lucinir Ferreira *cenotécnica:* Marcelo Mello
*iluminação:*Caroline Liza S. P. Bom
*produção:* Patricia Zimermann *realização:* Grupo Novo Tempo
*direção:*Hélio Muniz

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

CENTRO DI CULTURA ITALIANA DI JOINVILLE
SERATA DI CINEMA ITALIANO
PROGRAMMA 2012


Caros alunos e amigos

O Centro de Cultura Italiana, em parceria com o Circolo Italiano de Joinville, promove mais uma iniciativa voltada à divulgação da língua e da cultura italiana: LA SERATA DEL CINEMA ITALIANO.
Os filmes serão exibidos sempre na última quarta-feira do mês, no auditório Domenico de Masi, no Circolo Italiano di Joinville, com início às 19h:30. Após as exibições, haverá um debate sobre os filmes, em italiano. O evento é gratuito e aberto ao público.
Grazie e buona visione a tutti!!!


DATA
FILME
GÊNERO
30 DE MAIO
MANUALE D’AMORE
COMÉDIA/DRAMA/ROMANCE
27 DE JUNHO
TRE METRI SOPRA IL CIELO
DRAMA
25 DE JULHO
TRE UOMINI E UNA GAMBA
COMÉDIA
29 DE AGOSTO
L’ALBERO DEGLI ZOCCOLI
DRAMA
26 DE SETEMBRO
RESPIRO
COMÉDIA
31 DE OUTUBRO
VINCERE
DRAMA
28 DE NOVEMBRO
GOMORRA
POLICIAL

* Esta programação está sujeita a alterações sem aviso prévio


DATA: 30 DE MAIO
FILME: MANUALE D’AMORE
DIREÇÃO: GIOVANNI VERONESI
GÊNERO: COMÉDIA/DRAMA/ROMANCE
ANO: 2005
DURAÇÃO: 116 min
SINOPSE: Divido em quatro capítulos, MANUALE D’AMORE conta a estória de amor de quatro casais, passando pelas fases da paixão, da crise, da traição e do abandono. São quatro estórias normais e excepcionais e ao mesmo tempo irônicas, românticas e divertidas. É uma viagem nos meandros misteriosos e incompreensíveis do coração, onde encontros equivocados, tragédias familiares, amores eternos e efêmeros têm a capacidade de deixar marcas indeléveis e cicatrizes profundas. Uma viagem que fala de nós, de todos nós.


DATA: 27 DE JUNHO
FILME: TRE METRI SOPRA IL CIELO
DIREÇÃO: LUCA LUCINI
GÊNERO: DRAMA
ANO: 2004
DURAÇÃO: 100 min
SINOPSE: Babi, dezoito anos, estudante aplicada, filha perfeita e garota romântica à espera do príncipe encantado, passa o tempo entre a escola e os amigos, sempre ao lado da amiga Pallina.
Step, dezenove anos, passa os dias com um grupo de delinquentes e saiu de casa por ser considerado muito violento. Com o seu amigo Pollo, frequenta corridas de moto clandestinas e se diverte invadindo as casas dos ricos da sua idade para roubar e criar desordem.
Babi e Step se encontram por acaso, discutem e se apaixonam. Um ano inesquecível para eles e para os que os seus amigos. Os dois vivem uma relação tumultuada, mas, ao mesmo tempo, a mais maravilhosa história de amor que um adolescente possa sonhar, regada a discussões, fugas em motocicleta e transgressões.
Baseado no romance homônimo de Federico Moccia, um cult entre os jovens, TRE METRI SOPRA IL CIELO é um filme intenso, romântico, duro, tragicômico e mágico, como apenas os adolescentes conseguem ser.

DATA: 25 DE JULHO
FILME: TRE UOMINI E UNA GAMBA
GÊNERO: COMÉDIA
DIREÇÃO: ALDO, GIOVANNI, GIACOMO e MASSIMO VENIER
ANO: 1997
DURAÇÃO: 98 min
SINOPSE: Aldo, Giovanni e Giacomo partem de carro de Milão para encontrar a família no sul da Itália e levam na bagagem uma valiosíssima peça de arte: uma bizarra perna de pau. Aldo e Giovanni são casados com duas irmãs, Giacomo está prestes a se casar com a terceira, e os três trabalham no “Paradiso della Brugola”, a loja de ferragens do tirano e autoritário sogro e patrão, dono também da preciosa perna-de-pau. Durante a viagem, entre inúmeras aventuras e o encontro casual com Chiara, se dão conta da vida mesquinha que vivem e decidem mudá-la radicalmente.


DATA: 29 DE AGOSTO
FILME: L’ALBERO DEGLI ZOCCOLI
DIREÇÃO: ERMANO OLMI
GÊNERO: DRAMA
ANO: 1978
DURAÇÃO: 179 min
SINOPSE: Conheça as dificuldades de uma comunidade camponesa da região de Bérgamo, no norte da Itália. Uma das famílias decide colocar o filho na escola em vez de utilizá-lo na lavoura. É o início de uma série de dificuldades, pois a escola é muito distante e eles mal têm condições de comprar roupas para o menino. É difícil não se emocionar com a história dessa gente humilde e trabalhadora, contada com muito realismo e poesia.
L’ALBERO DEGLI ZOCCOLI venceu por unanimidade a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes.


DATA: 26 DE SETEMBRO
FILME: RESPIRO
-.-.-
FIOS DE AGORA

Acesse o blog: fiosdeagora.blogspot.com, clique na guia Promoções, para concorrer! Escreva o nome de dois escritores joinvilenses de sua preferência e uma das obras literárias que cada um escreveu.

No final do mês de junho haverá o sorteio de um livro, da poeta Rita de Cássia Alves, intitulado Pele Submersa, na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin, entre os participantes desta iniciativa.

Aguardamos por você!

**************************

CONVITE PARA RECITAL E LANÇAMENTO DE CD

A Secretária da Educação Vanessa da Rosa e a coordenadora de bibliotecas Alcione Pauli convidam para o Recital e Lançamento de CD, com o violinista Harry O. Schroeter Filho, o pianista Alexander de Lara e narração de Maria Helena Didier do Rego Maciel.
 Data: 17 de Maio de 2012.


Horário: 19h30min.


Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin,


Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi, Rua Anita Garibaldi, 79.


ENTRADA FRANCA
Informações: 3422-7000
 Violinista e compositor brasileiro, professor da Academia Internacional do Rio de Janeiro.


“Vencedor de inúmeros concursos de violino no Brasil e no exterior, Harry Schroeter Filho possui estilo de tocar que cativa pela doçura inquieta do fraseado e pela absoluta bravura da técnica. Na verdade, para ele não há limite de execução. Sua afinação impecável garante-lhe uma expressividade própria. Seu talento criativo mostra peças de grande beleza. Difíceis de executar, mas com inovações e efeitos no violino, tonalismos e atonalismos que os tornam interessantes. Há uma contribuição para a música brasileira: desfilam ecos de todo o Brasil, do Nordeste até o Sul.


Do repertório internacional, o mais difícil do violino, Estudos de Paganini, Wieniavsky e uma Fuga de Bach (sempre difícil de idealizar), são executados por Harry, todos com perfeita técnica. Uma grande cadência para o 1º Movimento do Concerto de Opus 61 de Beethoven para Violino e Orquestra, composição do Harry, mesmo sendo de dificuldades incalculáveis é vencida galhardamente pelo artista”


                                                                                FREDERICO RICHTER


                                              Dr. Profº PHD, Canadá.
...........................................................................................................
 O artista Harry Oscar Schroeter Filho apresentará um repertório com músicas francesas, acompanhado pelo pianista Alexander de Lara (Curitiba – PR), com narração da Profª Titular da U.F.S.M. e da Academia Internacional do RJ, Maria Helena Didier.
-.-.-

 

Comentários