Confraria


                                                                                        
CONFRARIA DO ESCRITOR

          A Confraria do Escritor surgiu em 16 de abril de 2011, na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, representando um movimento de escritores de Joinville e região, com o objetivo de promover a integração entre seus pares, firmar propostas relacionadas ao livro, à leitura e à literatura local, promovendo o diálogo constante com o público leitor e com a sociedade civil organizada, resultando em maior visibilidade da produção literária local e participação efetiva no desenvolvimento no Plano Municipal de Cultura Livro e Leitura.
Para participar e ter mais informações, entre em contato pelo email: confrariadoescritor@gmail.com .



**********************************************************************************
15/04/2016 

A Confraria do Escritor completa cinco anos em abril e festejou nesta sexta-feira 15/04/2016 à noite, na Casa do Capitão, com um jantar cultural.
Obrigado a todos que participaram e prestigiaram o evento!
A Casa do Capitão agradece por terem escolhido nosso espaço para comemorarem data tão significante.







***********************************************************************************
 13/05/2016

A CONFRARIA NA CASA!

A reunião da Confraria deste mês será na Casa da Cultura!
Os confrades estarão reunidos a partir das 10 às 12 horas, no dia 14 de maio próximo, no auditório, integrando a programação das atividades do evento "Um Dia na Casa".

A iniciativa da Casa da Cultura terá atrações de dança, música, teatro, gastronomia, entre outras, das 10 às 15 horas, no local.
Programe-se para estar conosco nesse momento sublime!



 **********************************************************************************
 
14/03/2016

A primeira reunião da Confraria do Escritor, de Joinville, foi realizada no complexo industrial Perini Business Park, no Distrito Industrial (Pirabeiraba).
O evento contou com uma oficina sobre charges e cartoon, um tour de ônibus pelas ruas do condomínio, e um passeio ecológico pelas trilhas do parque e culminou com um almoço oferecido pelos empresários, no restaurante Gute Küche.

 Confira alguns registros do evento abaixo: 






Integrantes da Confraria do Escritor de Joinville lançam livros em São Francisco do Sul

29 de novembro de 2013



Tradicional por abrigar aquilo que é velho e, às vezes, desconhecido, o Museu do Mar (rua Manoel Lourenço de Andrade, s/n), em São Francisco do Sul, recebe nesta noite de sexta-feira três produtos novinhos: os lançamentos literários dos escritores joinvilenses Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Rita de Cássia Alves, integrantes da Confraria do Escritor de Joinville e membros da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul (Alasfs). Além deles, as escritoras Neusa Fontes e a dupla Andréa de Oliveira e Soraia das Neves Pinheiro também lançam suas obras. Todos os exemplares serão distribuídos gratuitamente e autografados, a partir das 19 horas, quando começa o evento.
A noite também é solene no auditório do museu: serão empossados membros honorários da Alasfs e entregues o título de Amigo da Academia para personalidades que atuam em prol da literatura na região. Entre os acadêmicos honorários estão os escritores Joel Gehlen, Urda Alice Klueger e Mila Ramos, também ligados à Confraria do Escritor, a professora Taíza Mara Rauen de Moraes, coordenadora do Proler Joinville, e a organizadora da Feira do Livro de Joinville, Sueli Brandão.


*****************
É HOJE! NA LIGA DE SOCIEDADES ÀS 20h

Nesta quinta é a premiação dos Destaques Culturais de 2012.Uma grande confraternização de todos os setores da área de Joinville na Liga de Sociedades. Além de homenagear os 20 destaques do ano e o que mais votos recebeu na web, a Cia. de Artes Cênicas Atos, a organização vai lembrar os mais de 120 indicados ao Prêmio Destaque Culturais do Ano – Voto Popular na Web. “Vamos citar um a um. Vale lembrar que o que promovemos é uma homenagem e não uma competição”, avisa o jornalista Sergio Almeida que, ao lado do publicitário e editor de cultura Pierre Porto e do produtor cultural Luciano Cavichiolli, organizou o evento desta noite.

Além de muitas surpresas durante toda a noite, a organização chamou a banda Black In Back Groove N’Melody para animar a noite e que fará o seu show de estreia. O grupo é formado por músicos experientes e conhecidos na cidade, como o baterista Eduardo Coelho, a baixista Marília Jahn, o guitarrista Fabio Bernardes, a percussionista Ana Paula Luz, o tecladista Fabio de Oliveira, com os vocais de Eduarda Xenofonte, Danielle Venson e do californiano Rex Johnson. O trio de metais é formado por Eduardo dos Santos (sax), Paulo Araujo (trompete) e Everton Borracha (trombone).
Segundo Serginho, a vocalista Eduarda em apenas 20 anos, mas uma voz poderosa para interpretar black music. Os ensaios ocorreram ao longo do ano passado e a banda está pronta para apresentar o repertório que tem além do bom e velho soul, blues, disco e clássicos do rock. A banda começou a ganhar vida em 2009 por iniciativa do produtor Luciano Cavichiolli, que queria incorporar a black music no cenário musical de Joinville. O grupo começou a se formar em 2011, com a união de um projeto do também produtor e compositor Serginho Almeida, que tinha montado uma banda e estava sem vocalista.

SERVIÇO

O quê: Festa dos Destaques Culturais do Ano - 2012
Quando: quinta-feira (21), às 20h
Onde: Liga de Sociedades (rua Jaguaruna, 100, centro)
Quanto: R$ 20 (meia, R$ 10, para estudantes e idosos), à venda na loja Jurerê Beach &Fitness (rua Lages, 480 – Centro), ou no 
www.ticketcenter.com.br

**************************** 

Lista Homenageados
Destaques Culturais do Ano

1. Ana Paula da Silva
A cantora e compositora Ana Paula da Silva é Destaque cultural do ano pela divulgação da música brasileira no Exterior, com mais de 30 apresentações em cinco países, entre a América do Sul e Europa.

2. Cacos da Mata
Destaque cultural para o projeto de arte-educação Cacos da Mata, dirigido pelos artistas plásticos Paulo Tajes Lindner e Ana Beatrís Raposo, que reuniu alunos da Escola Municipal Ada Sant’Anna na produção de um painel de 96m2, com pinturas sobre o tema meio-ambiente, exposto na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, na Rio+20.

3. Caco de Oliveira
Destaque cultural a Caco de Oliveira pelos 30 anos completados em 2012 como poeta e escritor, pela sua trajetória e ação literária na publicação de livros e ao ar livre, nos espaços urbanos da cidade.

4. Cia de Artes Cênicas Atos
Destaque cultural à Cia de Artes Cênicas Atos pela produção e pela realização da Mostra Atos Teatro. Montou o espetáculo “A Moça mais bonita do Rio de Janeiro”, entre outros, e, de forma inédita na cidade, a Atos Teatro, fundada pela atriz Eliane Ramin, promoveu, durante três meses, uma temporada de peças teatrais com um repertório que incluiu cinco peças, duas leituras dramáticas e um projeto que o público pode acompanhar em processo, antes da estreia. No total foram cerca de 60 apresentações realizadas entre outubro e dezembro de 2012.

5. Cia Dionisos Teatro
Destaque cultural à Cia Dionisos Teatro pelos 15 anos completados em 2012 e pela agenda comemorativa de apresentações, além da edição do seu Livro de Memórias, um apanhado das experiências do grupo durante este período, com depoimentos dos integrantes, do público e de pessoas que já estiveram no grupo, histórias de bastidores e um pouco das aventuras dos atores durante viagens pelo Brasil e pelo mundo.

6. Confraria do Escritor
Destaque à Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin pela inciativa de implantar o projeto Confraria do Escritor e aos escritores fundadores da Confraria - que no transcorrer do ano se transformou também em Confraria das Letras, em carácter de associação, reunindo hoje mais de 100 escritores.

7. DVD Seu Brasilino
Destaque ao músico Dentinho e à produção do DVD Seu Brasilino - que reuniu profissionais e empresas apoiadoras nas áreas de vídeo, som e luz num grande espetáculo para a gravação do DVD. Gravado na Liga da Sociedade Joinvilense, o DVD Seu Brasilino, de Dentinho Arueira, foi mixado por Roberto Lly e Marcus Vinícius Barbosa, da produtora Película Filmes e masterizado no estúdio Magic Master, de Ricardo Garcia. “Seu Brasilino” marca a estreia de Dentinho Arueira em uma produção audiovisual.

8. Espaço Cultural Casa Iririú
Destaque cultural ao Espaço Casa Iririú pelas inúmeras atividades realizadas durante o ano. Uma experiência realizada no bairro Profipo em 2009, pelo diretor Helio Muniz, levou um eclético grupo de joinvilenses a criar o Grupo de Teatro Canto do Povo, que deu origem também ao projeto Espaço Cultural Casa Iririú, abrindo essa possibilidade a mais pessoas da comunidade. Trata-se de lugar alternativo para a apresentação de peças de teatro e de dança, exposições de artes visuais e aulas de teatro, contação de histórias e dança, roda de samba e choro, além da já tradicional Noite da Partilha Cultural.

9. Fairans
Destaque cultural à banda Fairans, em 2012, pelo: lançamento do seu terceiro CD, pela participação no Panorama SESC de Música e pela participação como banda convidada pelo 30° Festival de Dança de Joinville para interpretar, no palco, a música tema do evento, num momento inédito e muito especial para a música de Joinville.

10. Fevereiro da Silva
Destaque cultural à banda Fevereiro da Silva pela produção e circulação em 2012. A banda lançou um CD, “Posso ser o autor?”, e um videoclipe, da música “A Espiã”. Tocou em diversos palcos daqui, em várias cidades catarinenses e levou o nome de Joinville até mesmo ao fechado cenário musical do Rio Grande do Sul. Também participou do Panorama SESC de Música 2012 e do festival Planeta Atlântida, em Floripa.

11. Jam no Maj
Destaque cultural ao evento Jam no Maj - iniciativa da cantora Lily Blumerants, conhecida como a Dama do Jazz, aprovado pelo Simdec, evento realizado no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), promovendo o encontro de grandes instrumentistas do estado para a popularização do Jazz em suas diversas linguagens, reunindo um total de cerca de 1500 pessoas em suas três edições.

12. Maj Sounds
Destaque cultural Ao Maj Sounds por ser um evento multiartes com grande resposta de público. Criado pelos DJs Roger Thiago e Vigas, fez ora o jardim do MAJ, ora a Cidadela Cultural, um espaço para diferentes manifestações artísticas, juntando diversas tribos e estilos. Além de música, eletrônica e acústica, o evento teve exposições, intervenções artísticas e malabares, sempre com entrada gratuita e os DJs Vigas e Roger Thiago comandando as pick-ups.

13. Projeto Dança Joinville
Destaque cultural pela ação em prol do coletivo. A Mostra Dança Joinville é um evento que apresenta os trabalhos dos grupos de Dança integrantes da ANACÃ – Associação dos Grupos de Dança de Joinville, promotora do encontro. Em 2012, foram três edições, totalmente custeadas pela Associação e seus parceiros, colocando no palco 484 bailarinos, 40 grupos, 68 coreografias de todos os gêneros de Dança de Joinvile, com público de mais de 600 pessoas.

14. Rádio Joinville Cultural
Destaque para a instalação da emissora educativa Rádio Joinville Cultural FM, que iniciou suas transmissões no dia 3 de outubro de 2013, uma concessão da Fundação Cultural em cooperação com a UFSC e é hoje, a nossa primeira rádio educativa e cultural.

15. Robson Benta
Destaque Cultural pela atuação profissional do ator Robson Benta no transcorrer do ano, como diretor de teatro (peça “Vontade de ser mulher”, da Cia Joinvilense), como ator de cinema participou de três filmes: “Noiva de Tarantino” (curta), de Ebner Gonçalves; “Infância de Monique” (longa), de Fábio Porto; e “As Mortes de Lucana” (curta), de Alceu Bett. Ainda criou, dirigiu e atuou na videoarte “Uma Escada Para João”, produzido pela Cia Joinvilense de Teatro e a Mídia Quatro Filmes, além de coordenar o projeto de inclusão social Arte para Todos, do IMPAR - Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, em parceria com o Naipe – Núcleo de Atendimento Integral ao Paciente Especial, onde ministrou oficinas de teatro para pacientes e a realizou e dirigiu a Mostra Arte para Todos, com apresentação de alunos de teatro e seus pais, no Teatro Juarez e na Estação da Memória. Também ministrou palestras e atividades lúdicas para profissionais das áreas financeira e educacional.

16. Show Dona Chica
Destaque cultural à banda Dona Chica pela montagem cênica e cuidados de produção para o espetáculo de lançamento do seu primeiro CD, além da reunião de grandes músicos e pelo público presente nos shows de lançamento, tanto no SESC Joinville quanto no Teatro Juarez Machado.

17. Somaa
A banda Somaa é Destaque Cultural pela qualidade no resultado de produção nos recentes trabalhos. Para alguns especialistas em música, a banda tem conquistado uma sonoridade que a coloca numa boa posição na cena do rock independente. Lançou dois EPs em 2012. O segundo EP, "Colisão e Outras Histórias Ordinárias", traz cinco músicas e encarte de 16 páginas com história em quadrinhos, o que demonstra o cuidado da banda nos seus projetos e busca constante pela excelência profissional.

18. 30º Festival de Dança de Joinville
Destaque Cultural do ano ao Festival de Dança pela trigésima edição do evento, em 2012. Consolidadamente o maior festival de dança do mundo. Como destaque da programação deste ano, a realização de um show memorial, que trouxe de volta ao palco do Centreventos, apresentações que marcaram época em diferentes etapas dessas três décadas de Festival de Dança.

19. Vanessa Bencz
Destaque pelo lançamento de dois trabalhos em 2012. Os livros “Relato do Sol” e “Memórias de uma jornalista distraída” agradaram em cheio o público em geral. A escritora também realizou inúmeras palestras em diversas escolas da cidade, aproximando a Literatura dos estudantes da rede pública de ensino.

20. Vj Vigas
Destaque cultural por levar o nome de Joinville para o mundo, por meio da sua arte! Leandro Mendes, o VJ Vigas, ficou em terceiro lugar na categoria “Best Live Mapping” do VJ Torna. Além da discotecagem, Vigas é formado em design, com pós-graduação em cinema, e sempre buscou integrar novas linguagens à música. Com esse trabalho, colocou no seu currículo a quarta colocação no maior concurso de VJs do Brasil, o The Green Project, além se apresentar em eventos de renome como o XXXperience e o Some Festival, e no Festival Electrode, em Roma; e o Festival Visual Brasil, em Barcelona.

Destaque Cultural do Ano - voto popular na web
Cia de Artes Cênicas Atos


 ***********
Segunda antologia da Associação Confraria das Letras tem novo lançamento neste sábado em Joinville
A Associação Confraria das Letras promove neste sábado (23), às 10h, na Biblioteca Pública Rolf Colin, um novo lançamento do segundo número da antologia “Letras da Confraria”, coletânea que reúne textos curtos de 22 escritores associados. O evento ainda será abrilhantado com um recital, com a participação de membros da Confraria do Escritor, músicos e poetas convidados.
A edição de estreia da coletânea ocorreu em dezembro de 2012, com cerca de mil exemplares distribuídos. Nesta segunda edição, novos escritores somaram-se aos que já haviam publicado anteriormente, fortalecendo a proposta que visa o lançamento periódico das produções mais atuais dos associados. Os livretos estão sendo distribuídos em escolas e associações, mas também podem ser adquiridos em livrarias ou diretamente com o presidente da Associação, o escritor David Gonçalves, que é o organizador da obra.
O material é de formato prático e de leitura fácil. O objetivo é que ele seja usado por professores e educadores como instrumento de apoio nas aulas e ainda como ferramenta no incentivo à leitura. Por outro lado, a publicação amplia a divulgação e valorização do trabalho dos escritores locais, enquanto também fortalece o caráter institucional da associação.
A Confraria
Desde 2011, os escritores da cidade, por iniciativa da Biblioteca Municipal, reúnem-se em uma confraria para trocar ideias e, a partir da união de esforços, movimentar a área literária da cidade. Nesse objetivo, o grupo já conseguiu reforçar a participação na Feira do Livro de Joinville, conquistando um estande próprio na edição deste ano, além de uma presença destacada na programação do evento. O grupo se reúne mensalmente na Biblioteca Municipal e tem representado a cidade e os escritores locais em eventos literários e culturais pela região.
Serviço:
Lançamento da antologia “Letras da Confraria”
Dia 23 de março (sábado), às 10h, na Biblioteca Pública Rolf Colin (Rua Anita Garibaldi, 79, bairro Anita Garibaldi), junto ao Centro de Cultura e Serviços
Entrada franca (livro vendido a R$ 5,00)
Mais informações: 3422-7000 com Eliana de Quadra Correa ou 8406-6260, com Jura Arruda.


***********************************************************************************************